A Scuderia Ferrari foi fundada por Enzo Ferrari em 1929 e tornou-se a equipa de corrida da Alfa Romeo. Em 1938, a Alfa Romeo tomou a decisão de entrar na corrida com o seu próprio nome, que institui a organização Alfa Corse, que absorveu o que tinha sido a Ferrari. Enzo Ferrari não concordou com esta mudança na política e foi, finalmente, demitido pela Alfa em 1939. Os termos de sua saída proibiu-o de participar no automobilismo em seu próprio nome, por um período de quatro anos.
Em 1939, a Ferrari começou a trabalhar um carro de corrida de sua autoria, o Tipo 815 (oito cilindros, 1,5 L de deslocamento). O 815S, projetado por Alberto Massimino, foram, assim, os primeiros carros da Ferrari. A Segunda Guerra Mundial pôs um fim temporário às corridas. A Ferrari concentrou-se numa alternativa de uso para sua fábrica durante os anos de guerra, fazendo o trabalho de máquinas-ferramenta.
Após a guerra, a Ferrari recrutou vários dos seus ex-funcionários da Alfa e estabeleceu uma nova Ferrari, querendo projetar e construir os seus próprios carros.